Aberturas periféricas – Parte II

1º) Outra abertura política externa à época da independência foi o Paraguai. Este estado não teve política de reconhecimento, por isso pôde fechar-se e não ser enquadrado no sistema internacional de então, como o resto da América Latina.

2º) Um ponto de interesse comum aproximava entretanto, Brasil e Paraguai: autonomia política. Dom João VI dispôs a sustenta-la, tendo seguido para Assunção, em 1810, o tenente José de Abreu, com essa finalidade, visto que Buenos Aires decidira recuperar a província pelas armas.

3º) Salvar o Paraguai de Buenos Aires e impedir a constituição do grande país rival foi a política adotada por dom João IV e seguida com constância e capacidade pelo estadistas do Brasil independente.

4º) A função estratégia do Paraguai nos cálculos da política platina brasileira foi descoberta e defendida desde 1822. A primeira missão diplomática ao Paraguai tinha por objetivo:

  • Conquistar a simpatia do governo
  • Separar definitivamente o Paraguai da Confederação Argentina
  • Obter uma aliança, defensora, talvez ofensiva ou no mínimo a neutralidade paraguaia na guerra Cisplatina

Em contrapartida, oferecia facilidade de comércio por Montevidéu

5º) A diplomacia teve êxito parcial. Como não obteve aliança, em missão posterior foi incumbida de negociar um tratado de paz e comércio. Após independência do Uruguai, declinou o interesse brasileiro, sem entretanto desaparecer por completo as comunicações bilaterais.

6º) O governo paraguaio não desprezava o apoio brasileiro à independência paraguaia. Não endossava o intervencionismo no Prata, porque sua política externa dependia com firmeza o princípio da auto-determinação dos Estados. Como a independência paraguaia não era seriamente ameaçada, tinha por desnecessária alianças externas. As relações eram ditadas por interesses concretos.

7º) Com outros países do continente, à época da independência as relações foram precárias quando não inexistente. As boas disposições recíprocas tiveram um início de efetividade nos contatos com Colômbia, Peru e o Chile.

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...