Um balanço negativo e pedagógico

1º) A política externa brasileira à época da independência foi o instrumento com que se viabilizou a subordinação nacional ao esquema de desenvolvimento capitalista desigual.

2º) As decisões políticas que regulam as relações externas por meio do sistema de tratados não foram consentidas pelas elites que representavam a sociedade brasileira no Parlamento, aberto em 1826.

3º) Desencadeou-se  aí nos anos seguintes uma verdadeira tempestade contra o governo e seus ministros, acusados de haverem sacrificado o interesse nacional de todas as formas.

4º) O sistema dos tratados resultou, segundo o pensamento parlamentar, de uma disposição injustificável do governo de mendigar o reconhecimento da nacionalidade.

5º) As condições extrapolavam os limites da racionalidade política, sacrificando o interesse nacional e até legislando em assuntos internos.

6º) Instituíram uma reciprocidade falsa e fictícia igualando nações desiguais e eliminavam toda a reciprocidade.

7º) O Parlamento não se opunha ao liberalismo com a ciência e a civilização, mas não o apoiou, a favor do setor agrário e contra outros setores da atividade econômica. O liberalismo era antes de mais nada uma postura ideológica e sua adoção nas relações econômicas externas foi uma decisão do governo que o Parlamento ampliou para destruir os privilégios, aumentar a oferta externa, baixar os preços, dentre outros.

8º) Em relação à guerra contra a Argentina, o Parlamento apoiava unanimemente.

9º) A sociedade brasileira foi alijada do processo decisório, em termos de política externa à época da independência. A pouca resistência oferecida a essas pretensões decorre da eleição de uma meta nacional de natureza política.

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...