A Americanização

1º) No Manifesto do Partido Republicano de 1870, aparece de modo explícito o desejo dos adeptos do novo partido em alterar a maneira pela qual vinham sendo conduzidos os negócios exteriores do país. A parte do manifesto que tratou desse aspecto começava pela afirmação: “Somos da América e queremos ser americanos”. Dois aspectos do Manifesto merecem atenção:

  • A exclusividade que seus mentores deram à organização política do Brasil para o diagnóstico da sua situação internacional
  • Componente de idealismo que se os republicanos possuíam sobre assuntos dessa natureza

2º) Esse romantismo foi traduzido na prática, no primeiro momento após a Proclamação da República, pelo menos no que se refere ao continente americano. O americanismo marcou, assim, a República nascente como que por uma antinomia ao europeísmo com o qual se identificava a monarquia. Se as instituições monárquicas prendiam o Brasil à Europa, as republicanas deveriam integrá-lo ao sistema continental. Não restam dúvidas de que a política exterior do Brasil sofreu significativa reorientação com o advento da República.

3º) A “americanização” não se dava apenas no aspecto da organização das novas instituições, sob influência de Rui Barbosa, mas também no concernente à política exterior. Reagia-se à preeminência inglesa e aproximava-se dos Estados Unidos, o seu paradigma. A abolição da escravatura e a adoção do regime presidencialista diminuíram a diferença entre os dois países, que tinham também em comum prevenções contra o imperialismo europeu.

4º) Um aspecto a ressalvar dessa “americanização” é que ela nem sempre se confundia com “norte-americanização”.  O país também voltou sua atenção para o contexto sul-americano, inaugurando uma política de fraternidade americana, “muito especial” segundo seus críticos, que teve no Tratado das Missões, firmado com a Argentina, no alvorecer do novo regime, o exemplo mais eloquente.

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...