A “republicanização” da diplomacia e o Legislativo

1º) Logo após o advento da República, os ministros que ocuparam a pastas das Relações Exteriores não eram ligados à diplomacia ou eram pouco afeitos às questões internacionais. Isto contribuiu para que o Legislativo, ao receber a proposta orçamentária, passasse a suprimir, criar, manter legações e consulados, obedecendo a mais de um critério.

2º) Na discussão do primeiro orçamento republicano pelo Legislativo, percebe-se que, às vezes, o motivo para a supressão de legações no exterior não era apenas por razão de economia nos gastos públicos, mas também pela tentativa de deslocar parte dos diplomatas vindos do Império, sobretudo porque alguns deles, dizia-se, manifestavam-se abertamente monarquistas. Não se pode, pois, descartar a possibilidade de que a extinção de legações, justificada pela economia de recursos, visasse atingir determinado ministro extraordinário.

3º) Na linguagem dos parlamentares, “republicanizar” as relações internacionais do Brasil equivalia a privilegiar o contexto americano. Os deputados eivados de jacobinismo tinham preconceito contra formas de governo não republicanas e contra países europeus em geral.

4º) A leitura dos discursos parlamentares leva à conclusão de que o MRE não gozava de prestígio no Legislativo Federal. Além de se lhe destinar pequena dotação orçamentária, pedia-se o fechamento de algumas legações e a unificação de outras. Além disso, observava-se por parte dos recém-chegados ao poder a tendência de aproximação do Brasil com países situados no espaço americano, notadamente os Estados Unidos, e de retraimento das relações com a Europa.

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...