O contexto sul-americano

1º) Rio Branco não só procurava a captar a simpatia das nações do Prata, vale dizer Paraguai e Uruguai, como também aproximar-se do Chile, a fim de conter a Argentina e sua eventual capacidade de influenciar aqueles países que mantinham pendências com o Brasil. Fazia parte do seu estilo neutralizar forças: A estreita amizade entre o Brasil e o Chile tem servido para conter suas velocidades (dos argentinos) de intervenção franca no litígio chileno-peruano, no que tivemos com a Bolívia e no que ainda temos pendente com o Peru.

2º) Convencido das prevenções das nações hispano-americanas em relação ao Brasil, Rio branco sempre que tinha oportunidade procurava desmanchar suspeitas das nações vizinhas. Dentro dessa linha, pode ser vista a aproximação das três maiores nações sul-americanas (Argentina, Brasil e Chile), buscada por Rio Branco desde os primeiros anos de sua gestão no MRE. A aspiração chegou a ser consubstanciada em um projeto cordial inteligente, geralmente conhecido como ABC, que, aliás, não foi concretizado no período em que Rio Branco ocupou a pasta.

3º) Convém observar que a aproximação observar que a aproximação Argentina-Brasil-Chile, nos termos em que Rio Branco concebia, não significava um contrapeso à influência norte-americana. O ABC seria para atuar de acordo com o governo de Washington, numa espécie de condomínio oligárquico de nações. Nações pequenas temiam o poder desta aliança, como por exemplo o Peru, que tinha pendencias na região de Tacna e Arica com o Chile e de fronteira com o Brasil.

Advertisements

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...