A questão de Letícia e mediação brasileira do Chaco

A QUESTÃO DE LETÍCIA

1º) Peru e Colômbia tinham questões de fronteira desde a época da Independência. Em  razão do Tratado Salomón-Lozarno firmado em 1922, pelas duas nações, o território de Letícia ficou incorporado à Colômbia. O Tratado preocupou o Brasil pelo fato de os territórios a leste da linha Apapóris-Tabatinga, já reconhecidos como brasileiros pelo Peru, poderem vira a ser reivindicados pela Colômbia, uma vez que esta ficou com a posse das terras, até então peruanas, a oeste da referida linha. Foi assinada em 1932 a Ata de Washington garantindo reconhecimento das fronteiras por parte dos três países e a livre navegação pelo amazonas por parte do Brasil. A situação da região se deteriorou com a invasão da população peruana no agora território colombiano de Letícia. A questão só foi resolvida com a intervenção da Liga das Nações e a formação de um comitê para tratar da negociação e mediação do conflito.

A MEDIAÇÃO BRASILEIRA NO CHACO

1º) A questão do Chaco remonta o século 19 e tem sua origem no fechamento do Rio Paraguai à Bolívia, decorrente do Tratado de Navegação e Comércio assinado entre Argentina e Paraguai em 1858

2º) A disputa entre os dois países mediterrâneos pela posse do território objeto de litígio passou por várias fases e chegou no século 20. Na década de 1930, a questão se exacerbou, sobretudo em razão da perspectiva de exploração de petróleo na área. O primeiro choque entre Paraguai e Bolívia ocorreu no final de 1928 e o Brasil procurou manter-se neutro. A chancelaria brasileira argumenta que a não participação na Comissão de Investigação e Conciliação, montada para resolver a questão, foi para que o Brasil não fosse arguido injustamente que fosse, de ter qualquer interesse direto ou indireto e pelo fato de o país já ter tratado de limites tanto com Bolívia e com o Paraguai. A diplomacia brasileira evitava “situações de relevo”, a fim de não ferir suscetibilidades e não participação na citada comissão decorria da sua intenção de reforçar a posição de neutralidade.

3º) Após árduos trabalhos de conciliação das nações sul-americanas, em especial Brasil e Argentina com Macedo Soares e Saavedra Lamas, foi assinado em 1935 tratado de paz entre as duas nações.

Advertisements

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...