O Hiato Café Filho

1º) Com a ascenção do vice João Café Filho à Presidência da República, ascenderam também ao poder pessoas que integravam uma tendência mais simpática ao capital estrangeiro, tornando-se assim mais fácil o relacionamento com os Estados Unidos.

2º) Em 1955, o intercâmbio comercial com os Estados Unidos apresentou melhora comparado com o ano anterior. O saldo favorável ao Brasil, todavia, não foi suficiente para provocar um superávit no balanço de pagamentos do país. O que chamou a atenção na política exterior, no curto período de tempo que vai do suicídio de Vargas à posse de JK foi o referente à cooperação com os Estados Unidos na área de energia atômica. Os dois países assinaram no Rio de Janeiro em 1955, o acordo de cooperação sobre usos civis de energia atômica e o Programa Conjunto de Cooperação para o Reconhecimento dos Recursos de Urânio no Brasil.

3º) O primeiro, entre outras coisas, estabeleceu “facilidades para o intercâmbio de informações sobre projetos, construção e financiamento de reatores de pesquisa…” e o segundo destinava-se à “execução de um vasto programa de levantamento das províncias uraníferas brasileiras”, para que os Estados Unidos forneceriam técnicos, informações e equipamentos.

4º) Como em outros aspectos do relacionamento do Brasil com o exterior, havia, conforme já afirmado, duas vertentes de opinião sobre a questão nuclear: nacionalistas e liberais (“comunistas” e “entreguistas”) O hiato representado pelo governo Café Filho significou, em termos de política exterior, principalmente no que tange às relações com os Estados Unidos, um retorno ao período Dutra.

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...