Relações bilaterais com os Estados Unidos (Governo JK)

1º) As formulações do governo brasileiro por meio da OPA NÃO excluíam a ênfase na necessidade do intercâmbio e da cooperação econômica e bilateral com os Estados Unidos.

2º) No referente ao comércio entre os dois países, lembrou o embaixador brasileiro que, no decênio 1949-1958, as médias anuais das exportações norte-americanas para o Brasil foram maiores que as das destinadas, no mesmo período, para qualquer país europeu, excetuados a Alemanha Oriental e a Grã-Bretanha”. Os Estados Unidos forneceram, sobretudo, bens de capital e bens duráveis de consumo, exportação que provocam reflexos positivos nos indicadores internos de sua economia. As importações norte-americanas do Brasil não acompanharam esse ritmo; houve declínio. O pico das exportações brasileiras para o Estados Unidos foi em 1951.

3º) No último ano de seu governo, JK – que havia rompido com o FMI em Junho de 1959 – obteve um empréstimo de 47,7 milhões de dólares. Mas, nessa altura, o rumo que tomava a revolução cubana fazia com que as autoridades norte-americanas alterassem a sus maneira de ver a cooperação com os países da América Latina. Tal conjuntura contribuiu para que o Brasil obtivesse empréstimo mesmo sem ter feito ajuste na economia nos padrões preconizados por aquele organismo internacional.

4º) Para a sua obtenção também contribuiu o contato entre JK e Eisenhower, quando da visita deste ao Brasil, em 1960.

5º) Ainda no aspecto bilateral, cabe mencionar o acordo de cooperação para uso civis de energia atômica, assinado pelos dois governos, em Washington, em 1957. Acordo com o mesmo título já fora assinado entre os dois países, em 1955, no Rio de Janeiro.

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...