Conclusões (Governo JK)

1º) A partir da presidência de JK, a política externa brasileira ganhou notoriedade nos planos externos e interno, nomeadamente no momento em que propôs ao OPA. Assentaram-se as bases da posterior Política Externa Independente e balizou-se o início da história contemporânea da diplomacia brasileira.

2º) No fim da gestão havia consciência de que o Brasil despertara interesse internacional em razão, sobretudo, do seu desenvolvimento econômico e da inauguração da nova capital, Brasília. Houve também destaque para as áreas de divulgação cultural e turismo.

3º) Na linha acima apontada, cabe mencionar o envio do Batalhão de Suez, consubstanciando a participação brasileira na Força Expedicionária das Nações Unidas, em 1956, para atuar na Faixa de Gaza.

4º) Com o objetivo, ainda, de caracterizar a política externa brasileira inaugurada por Jânio Quadros não como ruptura, mas desdobramento daquela de seu antecessor, importa observar que na Assembléia Geral da ONU de 1960, no contexto da admissão de 15 novos Estados africanos, além do Chipre, o Brasil defendeu e apoiou o princípio da autodeterminação dos povos. Princípio, aliás, que se tornou tema dominante durante a Assembleia. O Brasil POR TRADIÇÃO o apoiava.

5º) A partir da Política Externa Independente, esse principio passou a ser um dos leitmotiv da retórica do Itamaraty.

6º) Durante a Assembleia, o chanceler Horácio Lafer, relacionou o desenvolvimento econômico com a consolidação da paz e defendeu a aplicação dos recursos em projetos de desenvolvimento, em vez de gastá-los em novos armamentos. Dever-se-iam recolher tais recursos poupados a um fundo internacional de desenvolvimento das Nações Unidas. Essa ideia, juntamente com a da reconversão econômica, seria retomada por San Tiago Dantas por ocasião da Conferência do Desarmamento em Genebra.

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...