Política Externa de Jânio Quadros – Nações afro-asiáticas

1º) O ministro Afonso Arinos, concebia, que ao Brasil – pelas suas características étnicas e culturais – estava reservado papel de destaque no mundo afro-asiático, integrado por nações subdesenvolvidas, muitas delas recém-saídas do estatuto colonial. Para Jânio, da mesma forma, o Brasil “deveria tornar-se o elo, a ponta entre África e Ocidente, visto quão íntimas são as ligações entre ambos os povos”. Afora isso, NÃO se perdia de vista o aumento do mercado para a produção brasileira. Comparada às gestões anteriores, a de Jânio deu atenção especial às relações com a África Negra. A frase Portugal pode perde Angola; o Brasil não!”, a ele atribuída é ilustrativa.

2º) Na ONU, o Brasil prometia adotar linha própria de apoio ao anticolonialismo e afastamento, nesse aspecto, da delegação portuguesa, conforme afirmado anteriormente. Com isso, o Grupo de Trabalho para a África, formado em 1961, incumbido de “apresentar conclusões sobre as missões diplomáticas e repartições consulares nos novos estados africanos e de propor medidas concretas para o desenvolvimento das relações econômicas, comerciais e culturais entre o Brasil e a África”, concluiu que a presença brasileira no “complexo político africano” deveria “estar isenta de qualquer tendência de intervencionismo ou atitude partidária nos assuntos locais ou nas questões ainda não consolidadas internacionalmente” A ênfase que se dava à África pode ser observada nos acordos culturais e nos programas de bolsas para estudantes.

3º) A política africana de Jânio todavia sofreu críticas. A política não teria ido além de votos de abstenção na ONU, o que não fazia consonância com os proclamados anticolonialismo e autodeterminação dos povos. Exemplifica-se isso também, as diversas abstenções do Brasil, em razão de compromissos anteriores com Portugal.

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...