Política Externa de Jânio Quadros – URSS e China

1º) Uma das questões que mais catalisou atenções nas discussões sobre a política externa na gestão Jânio/Afonso Arinos e prolongou-se na de San Tiago Dantas na pasta das Relações Exteriores, sob o regime parlamentarista, foi a relativa ao restabelecimento de relações diplomáticas com União Soviética, interrompidas, desde 1947

2º) Uma delegação comercial brasileira foi enviada à União Soviética em 1961 para conversações segundo as quais se estabelecia “a criação de delegações comerciais” no Rio de Janeiro e em Moscou. A missão comercial, no seu retorno ao país, trouxe mensagem de Brezhnev e Kruschev dirigida a Jânio Quadros na qual constava que o restabelecimento de relações seria recebido com satisfação, e convidava o presidente para uma visita à União Soviética.

3º) Com respeito a China, Jânio enviou uma missão comercial chefiada pelo seu vice João Goulart. Já foi acentuado que essa missão estava ligada não só à busca de novos mercados, mas também a razões de prestígio internacional, tendo-se em conta o peso da China no concerto mundial. Acentuou-se também que tal missão teve efeitos internos negativos, embora positiva, bilateralmente considerada.

Advertisements

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...