1967: a recuperação das tendências

1º) Conceber a política externa do regime militar como uma unidade de propósitos e métodos foi desde sua origem um equívoco de interpretação que não levou em conta o papel do Estado como articulador do processo produtivo e das pressões oriundas das necessidades sociais.

2º) Quando Castello Branco percebeu o malogro do modelo de desenvolvimento associado liberal, teve de proceder a investimentos públicos para atender ao crescimento econômico e à oferta de emprego, abandonando sua própria desestatização.

3º) Costa e Silva, que sucedeu em 1967, reformulou as diretrizes fundamentais da política externa, procedendo à nova limpeza de posições e determinando um curso que, desta feita, permaneceu inalterável em sua essência. Apesar disso, constatou-se a inviabilidade das análises que pretendem dar inteligibilidade orgânica à política externa, mediante o uso de categorias explicativas isoladas, como a das fronteiras ideológicas, da Guerra Fria, do desenvolvimento dependente, da missão subimperial, das relações especiais com os Estados Unidos, da aspiração à potência, da hegemonia regional, que frequentemente confundem a causalidade com os meios e os resultados, além de não traduzirem como objetividade as percepções do interesse nacional. A unidade que houve deve ser procurada, a partir de 1967, no projeto de desenvolvimento nacional.

4º) A política externa destinou-se a suprir a sociedade e o Estado de condições e meios adequados a impulsionar o desenvolvimento de forma autônoma, na medida do possível. As decisões tornavam-se cada vez mais complexas e extensas, devido ao crescimento econômico e à maior inserção do Brasil no sistema internacional, a ampliar-lhe as margens de cooperação e conflito possível. 

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...