As relações com o Norte: (O BRASIL E A EUROPA OCIDENTAL)

1º) A política exterior engendrada em 1967 só dava valor a sua própria ideologia, que era o desenvolvimento. Todas as possibilidades deveriam ser exploradas para aquele fim, e a Europa Oriental não seria, por óbvio, excluída

2º) Foi criada em 1962 a Coleste (Comissão de Comércio com a Europa Oriental

3º) Na época de Castello Branco, ficaram ligeiramente estremecidas as relações com a União Soviética, mas o realismo acabou prevalecendo, embora as estruturas das relações a serem implementadas no quadro da inserção brasileira na economia internacional tivessem desse lado um caráter peculiar. Tanto Castello quanto Costa e Silva queriam a cooperação em novas formas.

4º) Instituiu-se, todavia, uma espécie de comércio de compensação, por meio do qual o Brasil trocava café e tecidos por máquinas e equipamentos russos, tchecos, húngaros e iugoslavos.

5º) Os resultados desses esforços não eliminaram os desequilíbrios: entre 1970 e 1973, as exportações brasileiras passaram de 123 para 421 milhões de dólares, enquanto as importações evoluíram de 66 para 115 milhões. O fato explica-se em parte pelo sistema de pagamentos: exportações primárias brasileiras pagas à vista, contra importações de máquinas e equipamentos parceladas.

6º) Convinha, de qualquer forma, aumentar as exportações de manufaturados brasileiros e o volume de importações globais. Nesse sentido, o governo brasileiro solicitava aos socialistas que viessem abrir no Brasil escritórios comerciais e expor seus produtos. Geisel prosseguiu nos esforços anteriores em situação de bom entendimento político, apesar das objeções soviéticas ao Acordo Nuclear alemão, mas não conseguiu superar distorções, mesmo com novos acordos de cooperação: em 1979 as exportações brasileiras eram de 975 milhões contra 284 milhões de importações

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...